quinta-feira, janeiro 06, 2011

Como identificar altas habilidades/superdotação?

O indivíduo que apresenta o perfil de superdotação possui diversas características que foram assinaladas por vários autores. Vamos apresentar os sintomas assinalados por (Cline & Schwartz, 1999; Lewis & Louis, 1991):
v  Alto grau de curiosidade
v  Boa memória
v  Atenção concentrada
v  Persistência
v  Independência e autonomia
v  Interesse por áreas e tópicos diversos
v  Aprendizagem rápida
v  Criatividade e imaginação
v  Iniciativa
v  Liderança
v  Vocabulário avançado para a sua idade cronológica
v  Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias)
v  Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas
v  Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos
v  Habilidade para lidar com idéias abstratas
v  Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista
v  Interesse por livros e outras fontes de conhecimento
v  Alto nível de energia
v  Preferência por situações/objetos novos
v  Senso de humor
v  Originalidade para resolver problemas
Suspeitas de que o indivíduo apresenta um perfil de superdotação ou de no mínimo um perfil diferente das outras pessoas pode ser percebida nos diversos meios que o indivíduo se relaciona. Após a percepção, orienta-se o encaminhamento ao atendimento especializado que é um espaço próprio para estes sujeitos e o local aonde vai se verificar a existência de altas habilidades.
Neste ambiente é feito um processo de observação da criança para verificar se ela realmente apresenta o raciocínio acima da média que foi assinalado pelos parentes, professores, amigos ou por eles próprios. A pessoa encaminhada ao atendimento especializado passa por uma triagem, um período de observação, que geralmente leva de 3 meses a 1 ano.
O período é variável já que há crianças que os professores e psicólogos conseguem identificar de cara que apresentam aspectos de superdotação já outras, demora-se mais tempo até mesmo mais de 1 ano para que se possa confirmar as características. A criança que é tímida demora-se mais tempo para que o profissional consiga identificar, pois ela costuma ser mais desconfiada levando mais tempo para se habituar com o ambiente e confiar no professor.
A triagem é realizada por um conjunto de profissionais como, por exemplo, pedagogos, psicólogos, lingüísticos, artistas plásticos que se interessam pela área, possuem especialização em altas habilidades ou que as façam após a entrada.
As crianças ou adolescentes indicados recebem nesse tempo de observação atendimento especializado de toda equipe de profissionais. A psicóloga, por exemplo, realiza testes de inteligência. Os pedagogos ficam responsáveis pela Sala de Atividades com crianças de 4 a 8 anos, em que se realiza exercícios com o intuito de identificar e estimular todas as áreas de inteligência sem o objetivo ainda,  de especializar em alguma.
Após o tempo de triagem nota-se que algumas ficam e outras não. Isso porque se o indivíduo não estiver dentro do quadro de superdotação ele não consegue acompanhar os demais e suas diferenças ficam bastante claras. A criança que geralmente chega à sala especializada com 4 anos se, for apontada pelos profissionais como possuidora das características de superdotação, permanece no atendimento especializado até o fim do ensino médio, podendo até existir a formação de grupos de estudos para o vestibular já que eles geralmente escolhem universidades públicas e cursos concorridos tais como medicina.

0 comentários:

Postar um comentário