O indivíduo que apresenta o perfil de superdotação possui diversas características que foram assinaladas por vários autores. Vamos apresentar os sintomas assinalados por (Cline & Schwartz, 1999; Lewis & Louis, 1991):
v Alto grau de curiosidade
v Boa memória
v Atenção concentrada
v Persistência
v Independência e autonomia
v Interesse por áreas e tópicos diversos
v Aprendizagem rápida
v Criatividade e imaginação
v Iniciativa
v Liderança
v Vocabulário avançado para a sua idade cronológica
v Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias)
v Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas
v Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos
v Habilidade para lidar com idéias abstratas
v Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista
v Interesse por livros e outras fontes de conhecimento
v Alto nível de energia
v Preferência por situações/objetos novos
v Senso de humor
v Originalidade para resolver problemas
Suspeitas de que o indivíduo apresenta um perfil de superdotação ou de no mínimo um perfil diferente das outras pessoas pode ser percebida nos diversos meios que o indivíduo se relaciona. Após a percepção, orienta-se o encaminhamento ao atendimento especializado que é um espaço próprio para estes sujeitos e o local aonde vai se verificar a existência de altas habilidades.
Neste ambiente é feito um processo de observação da criança para verificar se ela realmente apresenta o raciocínio acima da média que foi assinalado pelos parentes, professores, amigos ou por eles próprios. A pessoa encaminhada ao atendimento especializado passa por uma triagem, um período de observação, que geralmente leva de 3 meses a 1 ano.
O período é variável já que há crianças que os professores e psicólogos conseguem identificar de cara que apresentam aspectos de superdotação já outras, demora-se mais tempo até mesmo mais de 1 ano para que se possa confirmar as características. A criança que é tímida demora-se mais tempo para que o profissional consiga identificar, pois ela costuma ser mais desconfiada levando mais tempo para se habituar com o ambiente e confiar no professor.
A triagem é realizada por um conjunto de profissionais como, por exemplo, pedagogos, psicólogos, lingüísticos, artistas plásticos que se interessam pela área, possuem especialização em altas habilidades ou que as façam após a entrada.
As crianças ou adolescentes indicados recebem nesse tempo de observação atendimento especializado de toda equipe de profissionais. A psicóloga, por exemplo, realiza testes de inteligência. Os pedagogos ficam responsáveis pela Sala de Atividades com crianças de 4 a 8 anos, em que se realiza exercícios com o intuito de identificar e estimular todas as áreas de inteligência sem o objetivo ainda, de especializar em alguma.
Após o tempo de triagem nota-se que algumas ficam e outras não. Isso porque se o indivíduo não estiver dentro do quadro de superdotação ele não consegue acompanhar os demais e suas diferenças ficam bastante claras. A criança que geralmente chega à sala especializada com 4 anos se, for apontada pelos profissionais como possuidora das características de superdotação, permanece no atendimento especializado até o fim do ensino médio, podendo até existir a formação de grupos de estudos para o vestibular já que eles geralmente escolhem universidades públicas e cursos concorridos tais como medicina.
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