quinta-feira, janeiro 06, 2011

Entrevistas

Psicóloga que trabalha no Núcleo de Atendimento Especializado de Taguatinga Sul.
 Formação:
      Formada em Psicologia, Psicopedagogia, História
Mestrado em Psicologia
Especialização em Atendimento Especializado, Superdotação, Dislexia, Queixas Escolares...
Trabalhando no programa desde 2000..

A família desses alunos é envolvida nas atividades?
Toda reunião nós pedimos a participação dos pais, pois a criança se sente mais motivada com o comprometimento da família. A maioria dos pais é comprometida, fazem doações, ajudam nas festinhas para arrecadar dinheiro.

Comente um pouco sobre o atendimento prestado pela sala de recursos
Cabe ao programa identificar quem são realmente os alunos que apresentam características de superdotação. O aluno chega aqui indicado pelos professores do ensino regular, ou pelos pais, amigos, ou ele mesmo pode se indicar. Depois disso, nós fazemos um período de observação com esse aluno, que pode durar até 16 semanas. Se os alunos não apresentarem as características de Altas Habilidades, eles são desligados do programa. Só fica o aluno que demonstrar além de uma capacidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Os alunos selecionados são convidados a estarem participando do programa através das atividades extracurriculares. Nós atendemos as áreas das Artes Plásticas (Pintura), Português, Matemática, Física. Além disso, nós damos orientação às famílias e às escolas regulares de como estar procedendo no processo de aprendizagem dessa criança.

 Como se identifica um aluno superdotado na escola?
O aluno superdotado é auqle que aprende mais rápido que os demais, apresenta uma curiosidade excessiva por alguma área específica, gosta de pesquisar sobre o assunto.

Como é a forma de avaliação desses alunos na escola regular? Existe diferenciação?
As provas que eles fazem nas escolas regulares não são diferenciadas, o que pode acontecer é o professor aplicar exercíciosmais complexos, fazer atividades mais elaboradas. Mas se vê que isso não está adiantando muito, o adiantamento de série é indicado, mas tem que ser algo bem avaliado pela equipe.

 Como esses alunos que recebem o esses atendimento foram encaminhados ao atendimento especializado?
O aluno chega aqui indicado pelos professores do ensino regular, ou pelos pais, amigos, ou ele mesmo pode se indicar. Ele vê uma reportagem na televisão, uma matéria de um jornal, se identifica com aquele perfil e busca atendimento.

Que recursos do Atendimento Educacional Especializado o Governo Federal/Distrital oferece a esse aluno?
Atualmente nós não estamos recebendo nenhum recurso do GDF. Estão esperando a nova gestão assumir o governo, pra ser definida uma nova gerência. Os recursos matérias são escassos.

 Como deve ser o processo de inclusão/integração desse aluno? É possível fazer?
Sim, é totalmente possível fazer a inclusão, desde que seja levado em conta as particularidades e necessidades desses alunos.

 Algumas pesquisas que fizemos relatam que algumas características dos superdotados grande curiosidade que o faz fazer muitas perguntas, detestar perceber que estar errado, exepcional velocidade de pensamento, senso de humor apurado, autosuficiência, fazer uso de muitas palavras diferentes para expressar nuances de significados e outras…. Você consegue percebe algumas dessas características ou outras em seu relacionamento com esses alunos?
Sim.


Estudantes que recebe o atendimento especializado
Vinícius Feijó, 14 anos.
Série: 1º do Ensino Médio.
Área Específica: Ciências. Atualmente trabalha com textos sobre segurança e privacidade na internet.
Está no programa de atendimento especializado há seis anos.
Foi indicado para o programa por um amigo
O que faz nas horas livres: Fica no computador, toca violão e guitarra, pratica taekwondo .
Pretende fazer Medicina
Antes de entrar no programa especializado era inquieto, fazia muitas perguntas aos professores da escola regular. Desde que entrou no programa se sente mais calmo.



Maria do Socorro, mãe de Vinícius Feijó.

Como é o Vinicius em casa e com a família?
O Vinícius é tranqüilo e só vive para estudar, nunca foi muito de brincar. Quando está em casa, ou ele está estudando, ou fica no computador fazendo pesquisas. Eu fico sabendo das coisas pelo Vinícius, ele sempre me dá notícias do que está ocorrendo no mundo. É muito discreto e humilde. Na escola regular quase ninguém sabia que ele era superdotado.
Há uns 2, 3 meses se interessou por música, aprendeu a tocar violão pelo computador.
Ele também gosta de ajudar o pai, que trabalha na contabilidade. É um menino muito obediente, me ajuda nas tarefas de casa. Nunca foi de me responder .

Como você percebeu que o Vinícius apresentava características de superdotação?
Olha o Vinícius nunca engatinhou. Ele andava se arrastando que nem cobra. E quando tinha ele tinha 9 meses começo a andar sozinho, sem ao menos ter engatinhado. Teve uma vez, isso ele tava com 6 meses e começou a chorar muito, berrava. Eu dava um brinquedo e não adiantava. Aí eu tive a idéia de dar uma caneta e um papel pra ele. E de repente ele parou de chorar e começo a rabiscar o papel de barriga no chão.
Quando ele tinha 1 ano, ele se levantou e ligou o computador sozinho, quando eu vi o menino estava sentado de frente para o computador.
Com 1 anos e 6 meses ele já pegava os gibis para ficar folheando. E lá em casa ninguém lia muito.
Ele entrou na escola com 2 anos e as professoras sempre diziam que ele era um menino muito inteligente. Ele sempre recebeu diplomas de melhor aluno na escola. Com 5 anos começou a ler.
Teve um dia que ele não queria ir pra escola, disse pra mim que queria fazer alguma coisa, pois ele não se sentia bem na escola, já sabia de tudo.
O Vinicius quando entrou no programa tinha habilidade para seguir todas as áreas.
O 1º trabalho dele foi aos 7 anos, quando ele montou um site.
Na 2º semana do Inglês, ele já pulou de nível.
A mãe freqüenta o espaço onde ocorre o atendimento especializado, sempre vem nas reuniões, ajuda nas palestras.


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