quinta-feira, janeiro 06, 2011

O que é verdade e o que é mito?

As grandes crenças que circulam pelos meios de comunicação e pela mente dos leigos no assunto são de que as pessoas que possuem as características de superdotação são seres anti-sociais, depressivos, tímidos, sem amigos, de vezes agressivos e possuidor de diversos adjetivos atribuídos a eles. No entanto, são grandes equívocos sobre a personalidade destas pessoas.
A verdade é que quem possui o perfil para superdotação é alguém realmente diferente dos demais se comparado a alguém normal, por isso é tratado muitas vezes com estranheza e antipatia. Essa estranheza é mais comum ainda quando ele ainda não foi identificado como possuidor do perfil. Vejamos que na escola, por exemplo, ele pode ser taxado por apelidos por preferir ler na hora do recreio a brincar com os colegas. Por essas e outras situações, muitas pessoas que têm as características de superdotação acabam ficando recuadas dos demais, às vezes não sendo entendidos nem pelos professores da escola tornando-se depressivos.
Porém, tais comportamentos podem se manifestar em alguns casos por causa da situação, mas não por serem características inerentes a personalidade desses indivíduos já que estes são super sociáveis como qualquer outra pessoa normal.

0 comentários:

Postar um comentário