quinta-feira, janeiro 06, 2011

Conceito do termo altas habilidades/superdotação

Apesar de diversas vertentes e conceitos apresentados por autores variados, apresentamos aqui o conceito de superdotado de Ogilvie (1973) que define:
O termo "superdotado" é usado para indicar qualquer criança que se destaque das demais, numa habilidade geral ou específica, dentro de um campo de atuação relativamente largo ou estreito. Quando existirem testes reconhecidos como (por exemplo) no caso da "inteligência", então a superdotação poderia ser definida a partir de escores em testes. Onde não exista teste reconhecido, pode-se presumir que as opiniões subjetivas de "peritos" nas diversas áreas acerca das qualidades criativas de originalidade e imaginação demonstradas seriam o critério que temos em mente. (Ogilvie, 1973; Gifted Children in Primary Schools, p.6)
O termo, então, se refere de maneira geral não só a criança, mas qualquer pessoa que apresente em um dado momento de sua vida uma inteligência acima da média. Dessa forma, o meio que o superdotado vive irá influenciar sua inteligência acima da média. Um meio altamente estimulante provavelmente influenciará no superdotado suas habilidades. Desse modo, pode acontecer de uma pessoa que tenha potencial para superdotação, viva em um meio que não aguce sua inteligência e passe pela vida sem manifestar suas habilidades.
 Essa inteligência pode ser em diversas áreas, seja em altas capacidades de escrita para textos eruditos e habilidades na aprendizagem de línguas, seja em conhecimentos lógico-matemáticos ou até mesmo um saber mais aguçado para as artes. As altas habilidades muitas vezes vêm voltadas para áreas específicas que acabam despertando interesse à pessoa que apresenta características de superdotação.
Outro ponto relevante para ser tratado em altas habilidades é o Modelo Triádico de Superdotação descrito por Renzulli (1986), caracterizado pela interação de três aspectos básicos: habilidade geral acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa. Nem um desses fatores por si só é responsável pelas altas habilidades, mas sim a interação entre eles é que vai permitir da superdotação.

0 comentários:

Postar um comentário