quinta-feira, janeiro 06, 2011

Os Pais e as Altas Habilidades

Para muitos pais, a descoberta de que seu filho apresenta características de superdotação vem acompanhada de surpresa e orgulho, porém, muitos não sabem como proceder diante da necessidade especial dos filhos. Os pais devem se preocupar em fortalecer a auto-estima dessa criança, aumentar a confiança dela mesma nas suas capacidades, bem como a capacidade de se relacionar com seus pares. “Pois apesar de ter um desenvolvimento acentuado, por exemplo, ela não deixa de ser criança e ter necessidades infantis como brincar” Diz a psicóloga Virgínia Louro
Por serem os primeiros que têm contato com as crianças, os pais devem estar atentos aos sinais que as mesmas apresentam e assim dar o suporte necessário para que ponham seu talento em prática, estimulando-as, dando apoio para que elas busquem meios de sanar a sua curiosidade.
É preciso lembrar que criança com um potencial não gostam de sentir o centro de tudo ou ser colocada em evidência diante dos demais indivíduos. Os pais não devem tratar as crianças que apresentam características de superdotação como uma celebridade, uma pessoa incomum, expondo-as à sociedade. Eles devem explicá-las que pelo fato delas serem assim, não são melhores nem piores do que seus pares.

0 comentários:

Postar um comentário