quinta-feira, janeiro 06, 2011

Desempenho Escolar – Sou um gênio?

Não é raro a pessoa que apresenta características de superdotação ser chamada de gênio. A verdade é que o aluno com altas habilidades não é obrigado a ter um ótimo desempenho em todas as disciplinas da escola. O fato de ele ter habilidades brilhantes em áreas específicas, e não necessariamente em tudo, é que o diferencia do gênio. Um aluno pode ser excepcional em Matemática e não tão bom em Português.
Os professores devem estar atentos quanto ás definições de genialidade, precocidade e hiperatividade:
A criança precoce é aquela que desenvolve precocemente algumas de suas habilidades em qualquer área, porém ela tende a se equiparar com seus pares com o passar do tempo. Os superdotados podem apresentar habilidades precocemente, mas os dois termos não são sinônimos;
Gênio é aquela pessoa que deu contribuições extraordinárias à sociedade. Ele muda a concepção do mundo de sua época, com propostas inusitadas, antecipatórias. Todo gênio é um superdotado, mas nem todo superdotado é um gênio.
Um aluno pode ser muito inteligente nas tarefas escolares, porém não a ponto de estar dentro do quadro de superdotados.
É preciso entender que alunos superdotados precisam de atividades que as desafiem a estimular suas habilidades.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é causado por alterações nas conexões dos neurotransmissores, modificando seu funcionamento. Os sinais mais comuns da doença (desatenção, inquietude e impulsividade) levam crianças com altas habilidades a serem diagnosticadas como hiperativa.
 “As pessoas que marcaram a história por suas contribuições ao conhecimento e à cultura não são lembradas pelas notas que obtiveram na escola ou pela quantidade de informações que conseguiam memorizar, mas sim pela qualidade de suas produções criativas, expressas em concertos, ensaios, filmes, descobertas científicas, etc. “
[Renzulli & Reis, 1985]

0 comentários:

Postar um comentário